Serie: Cartas para Duda - Dia do professor.

 

Minha querida Eduarda, hoje é dia do professor. O profissional da educação é um ser humano acima da média, o verdadeiro professor por vocação transforma a profissão de ensinar em um ato divino. Pelo mundo transbordam exemplos sobre professores de espíritos elevados, que fazem da doação de informação aos seus alunos, seu modelo de vida e transformam para melhor o mundo por onde passam.

A educação é a chave de sucesso em qualquer área, e um verdadeiro professor entende isso. O conhecimento liberta, e os professores são os detentores das chaves dessa liberdade. Ao passar pela minha vida de estudante, eu conheci pessoas que apenas se diziam professores, esses eu nem lembro, mas os verdadeiros, ah! esses me marcaram positivamente para sempre.

Hoje é teu primeiro dia de aula pós pandemia, eu sei que tu sente saudade das aulas, dos colegas e principalmente dos professores. Eu fico orgulho de poder perceber o teu respeito em relação a eles, tua mãe e eu te explicamos que dentro do colégio eles são como se fossem teus pais emprestados. Vivemos 7 meses de muita instabilidade, emocional, financeira, etc. Com ajuda dos professores vamos conseguir colocar o mundo de volta ao lugar.

Vou te contar uma pequena historinha:

Em uma sala de aula, numa certa ocasião ocorreu um roubo de um relógio de um dos alunos, o professor reuniu todos alunos antes da saída, e não permitiu ninguém sair, propôs que todos se vendassem e então revistou o bolso de todo mundo, em determinada parte da procura o professor encontrou o relógio roubado, então terminou toda a revista, e finalmente permitiu que todos se desvendassem e devolveu o relógio roubado. O professor fez um xingamento geral, onde explicava que o roubo é um dos piores crimes. E explicou que ali na sala de aula haviam apenas crianças, mas que isso não poderia ser tolerado. Por todos estarem vendados o ensinamento serviu para todos mesmo, e salvou o pequeno “delinquente” de um constrangimento imenso e certamente retaliações por colegas e talvez até os pais. A lição serviu para toda turma e até para outras turmas que ouviram falar.

Passados muitos anos, o mesmo professor depois de uma palestra em uma faculdade, foi abordado por um dos alunos, que em conversa esse aluno perguntou sobre se o professor lembrava da situação do roubo do relógio que ocorreu em uma escola infantil, muitos anos antes. O professor confirmou que lembrava, então o aluno um pouco constrangido falou que estava naquela turma e aquela situação foi uma grande lição para a vida inteira. Então o aluno, de antes na escola infantil e agora na faculdade pode agradecer o professor por tê-lo salvado do constrangimento que ele teria tido, caso o professor o delatasse.

O professor então lhe contou que na verdade, nem se quisesse poderia o delatar, por se tratarem de crianças, não mereciam julgamento, nem mesmo por parte dos pensamentos do professor, então o professor confessou que revistou todos alunos também com os olhos fechados. Para fugir da possibilidade de julgamento, até ele mesmo preferiu se deixar na dúvida, mas aproveitou a situação para ajudar todos alunos a se tornarem pessoas de bem.

Esses são os verdadeiros mestres que tocam nossas vidas, e normalmente são pessoas anônimas que devemos o máximo respeito. Seja alguém que seus professores também se orgulhem. Com amor, teu pai.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário

Cartas da Duda... + Saudade