Cartas para Duda - Lúdico.
Lúdico.
Minha querida Duda. Aos poucos, nesses últimos dois anos eu fui aprendendo o significado da palavra Lúdico contigo. Certamente é uma das palavras mais lindas que eu pude descobrir o sentido nos últimos anos. Teu pai é um homem muito prático, e desde muito criança parou de dar atenção ao fantasioso, ao lúdico. Uma pena pra mim. Nesses últimos 2 anos, eu reaprendi o quanto uma bela fantasia pode ser valiosa, mesmo no mundo real que estou inserido hoje em dia. Desde criança teu pai assumiu certos compromissos de adulto, as vezes mesmo sem ser solicitado, foi natural de mim. Ainda criança, enquanto os outros pequenos brincavam na pracinha ludicamente, imaginavam poder voar da casa da árvore, cavar um buraco para atravessar o planeta ou coisas desse tipo, eu era a criança que alertava sobre o risco de se machucarem. Isso sempre foi de mim, então eu abandonei ou perdi o lúdico muito cedo, e isso deve ter sido um desperdício. Enquanto as crianças desenhavam sem qualquer dimensão de espaço e se sentiam felizes, teu pai se frustrava tentando fazer traços retos, profundidade e proporcionalidade em qualquer desenho da escola. Isso me fez amadurecer diferente da maioria das outras crianças, e hoje eu me pergunto, pra que? Essa pergunta eu faço para mim mesmo, porque nunca ninguém me incentivou a isso, ao contrário, teus avós, sempre insistiam para eu "desencanar" e viver minha infância, diziam que cuidar do meu irmão mais novo era um compromisso somente deles, mas eu insistia.
Então, hoje, todos dias quando chego em casa, e tu me convida para brincarmos de esconde-esconde; Eu conto até 10, me viro e te encontro apenas abrindo meus olhos, pois tu estás “escondida” apenas com 3 peças de Lego na frente dos olhos, eu transbordo de emoção. Eu percebo a inocência nos teus olhos, eu sei que é questão de tempo para tudo isso acabar, e tu entrar na realidade dura do mundo, mas eu espero muito que tu para sempre carregues o lúdico no teu coração.
Desde que um pouco de ludicidade voltou pra minha vida junto com a tua chegada, eu me tornei muito mais legal (eu espero). Tenho me levado muito menos a sério, tem sido inclusive mais produtivo.
Em vários momentos em grupos de brainstorm eu não consegui participar por completo, porque sempre algo me puxava para realidade a todo momento. Hoje, eu certamente me permitiria muito mais, e tiraria mais proveito dessa tecnica. É muito delicioso te ver fingindo que está voando, fingindo que está escondida, fingindo que está fazendo um papa gostoso e depois nos oferecendo com uma ternura que apenas quem tem um coração puro pode dar. Um dia tu vai descobrir que a vida é dura, mas não endureça junto, encontre algo lúdico para te preencher. O mundo pode ser duro como uma rapadura, mas pode ser doce também.
Com amor do teu pai.
Comentários
Postar um comentário