Série: Cartas para Duda - Cozinhe


             Minha Querida Eduarda. Acabei de chegar da casa do meu amigo Julio, jantei com ele. Ele mora numa grande cobertura linda, aqui no bairro Bela Vista em Porto Alegre. 
            Esse meu amigo Julio é um médico muito bem sucedido, além de uma pessoa com coração imenso. Há tempos ele me chamava para jantarmos, mas eu quase nunca conseguia um tempo para nos ver, hoje eu fui, eu estava com saudade dele, dos nossos papos, ele é um cara interessante e sabe muito sobre diversos assunto. Chegando na casa dele, lembrei de uma característica dele que eu havia me esquecido, na verdade, de uma característica que ele não tem, ele mal sabe cozinhar um ovo, é péssimo na cozinha mesmo. 
            Fazia tempo que eu não pensava sobre quem sabe ou não cozinhar, e especialmente minha carta de hoje é para que você aprenda a cozinhar, meu amor. Ser sucesso na sua profissão é muito importante, mas saber cozinhar também é importante, isso diz muito sobre você e também sobre o tipo de criação que você recebeu. 
           Meu amigo Julio me recebeu com whiskey 18 anos maravilhoso e com chimarrão, algumas castanhas, até que chegou na hora da janta. Eu lembrei que ele não sabia cozinhar, então pensei que nós iriamos pedir uma pizza ou coisa assim, então foi que ele me disse: Bah Gus, eu estou comendo pizza há 3 dias, então hoje eu pedi para minha empregada fazer um inhoque com sabor caseiro, que eu estava com saudade, um inhoque a bolognesa. Eu fiquei contente, não estava afim de comer pizza mesmo, e eu adoro inhoque. Então a hora da janta chegou, fomos na cozinha, o Julio abriu a geladeira, que estava praticamente vazia, nas prateleiras tinha apenas um prato com uns pedaços de pizza do dia anterior, umas frutas, jarra com agua, catchup, ovos e um refratário com o tal inhoque pronto, com molho por cima que era só esquentar. Era um retrato triste de quem não se interessa por cozinha. Sorte do meu amigo que ele tem ótima condição financeira, e consegue pagar bons restaurantes e mesmo uma empregada para lhe fazer uma refeição de vez em quando. 
           Esperava que o inhoque fosse mesmo caseiro, mas infelizmente era um daqueles inhoques comprados prontos, e também com um molho provavelmente também comprado pronto e ralo. Eu não podia fazer desfeita ao meu amigo, ele comia contente e satisfeito o que ele chamava de comida caseira. Claro que comi e ainda repeti, não podia desagradar meu amigo. Mas não estava bom. Então eu comecei a pensar o quanto é importante um homem e uma mulher terem gosto pela cozinha. Acho que alimentação é uma dos grandes prazeres da vida, não acho que devemos viver para comer e beber, mas comer e beber bem é muito bom e alimente inclusive a alma. Meu amigo me ofereceu whiskey que certamente custa mais de 500 reais a garrafa, mas comeu uma inhoque que não valia 10 reais o prato. Talvez isso seja questão de percepção, de valores e eu espero com o tempo te ensinar a cozinhar, não para você ser chefe de cozinha ou coisa parecida, mas para você tem independência, ter escolha. Meu amigo, tem muito dinheiro, mas não tem muita escolha, mata sua janta numa comida de tele entrega ou feita por qualquer pessoa que saiba cozinhar qualquer coisa a mais que ele. 
           Cozinhar além de ser uma demonstração de amor, é um pouco de altruísmo, e faz bem pro ego. Espero que tu goste de experimentar coisas novas, e que deseje aprender a combinação dos sabores. Tomara que um dia tu seja bem sucedida e tenha condições de ter uma cozinheira particular, mas que eventualmente pegue nas panelas, misture os ingredientes com amor e ofereça esse carinho aos seus. E desejo mais, desejo que você consiga diferenciar um inhoque industrializado de uma feito com carinho, na hora. Ambos tem seu preço, como quase tudo nessa vida. Me diverti muito com meu amigo essa noite, a janta foi um detalhe que eu nem vou dar muita importância, quando estamos na companhia de quem gostamos, até um copo de agua gelada é uma delícia. Mas por você, eu desejo muito que saiba cozinhar, que mantenha uma geladeira com ingredientes frescos e pronta para fazer um prato de comida com qualidade, nem que seja apenas para você mesma depois que chegar de uma jornada de trabalho. Mesmo que não tenha com que dividir naquele momento, cozinhar pode lhe dar autoconfiança, pode lhe dar noção de quantidades, ideia de valores, etc. Cozinhar é uma prática salutar em qualquer estância. Que Deus te ilumine meu amor! Teu pai.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário

Cartas da Duda... + Saudade